Somos a Roda de Matemática: um centro de excelência em educação matemática
A Roda de Matemática é uma escola de matemática inovadora para crianças e jovens que tenham entre 5 e 14 anos. Desde 2016 trabalhamos para despertar nas crianças um interesse profundo pela matemática, de uma forma interessante, criativa e única. Além de aulas para nossos grupos de alunos, oferecemos formações, oficinas e outros serviços para escolas, professores e famílias.
Temos a missão de despertar o amor pela matemática nas crianças e nos adultos, incentivando que façam matemática de verdade, de forma prazerosa, interessante e criativa.
Além da exploração de conceitos matemáticos, valorizamos o fortalecimento do raciocínio lógico, criativo e flexível, e da capacidade de comunicação das ideias, sempre baseados em um aprendizado colaborativo e com discussões profundas e enriquecedoras entre os integrantes do grupo.
Trabalhamos com atividades dinâmicas e acreditamos que o aprendizado deve acontecer pelo enfrentamento do desafio de solucionar problemas abertos, e não por meio da repetição de exercícios.
Nossa Inspiração: os Círculos de Matemática
Os círculos de matemática são encontros regulares de estudantes sob a liderança de um professor, com o objetivo de discutir problemas matemáticos. Os círculos são uma parte importante da cultura matemática da Europa Oriental onde existem há mais de um século em países com grande tradição e amor pela matemática, como Rússia e Hungria. O “currículo” dos círculos é composto por problemas que não se limitam o currículo escolar, trabalhando em diversas áreas do pensamento matemático. São ambientes de investigação intelectual que desenvolvem confiança, perseverança e a criatividade matemática. Os alunos aprendem matemática fazendo matemática.
“Se me der uma resposta, eu esquecerei, mas se me fizer uma pergunta, eu descobrirei.”
A Matemática na Roda
As aulas são baseadas em diferentes fundamentos matemáticos que se intercalam e retornam em ciclos ao longo de cada semestre, desafiando os alunos gradualmente e estimulando, assim, a flexibilização do pensamento na solução de novos problemas.